top of page

“ORIGINAL CRIA” A POPULARIZAÇÃO DA ESTÉTICA NEGRA & PERIFÉRICA

Junto ao coletivo Original Favela, estudamos e decidimos retratar um pouco da vivência do negro na favela - que hoje são vistos sob uma nova perspectiva - e a estética originada dos mesmos que atualmente está em evidência numa dimensão global.



No contexto de globalização cultural, acredito que o afro-brasileiro está provocando uma crise da centralidade cultural do continente das Américas. Com a popularização dos produtos, estilos de vida periféricos e modelos culturais fica em evidência o protagonismo cultural negro, seja na arte ou música, na metrópole e favela, este protagonismo tem impactado na formação de conexões sociais e formas políticas de resistência cultural. Outro ponto importante nessa estética é o elogio da negritude brasileira. Com herança das narrativas dos movimentos negros brasileiro dos anos 70, a negritude dos anos 90 e 2000 reestimula a autoestima e a crítica ao racismo, sobretudo com popularidade do Hip-Hop e seu conceito que modificou a imagem sobre o negro e a periferia em uma posição de dignidade. Devemos lembrar que esses movimentos estéticos que ficaram por tanto tempo nos porões da história universal e estão hoje à margem do conhecimento global. Assim vemos que a produção cultural levantou a pauta de uma estética negra vibrante, dando um novo olhar sobre a cultura urbana brasileira. As periferias e seus residentes revolucionaram a produção artística, não só do ponto de vista estético, mas do ponto de vista do uso de equipamentos culturais. Usando não apenas os meios tradicionais como casas de shows, bibliotecas, museus, etc. Mas os botecos, lajes, becos e esquinas. A BR CRIA e o ORIGINAL FAVELA, juntos para esse projeto, foram até o extremo da Zona Sul de São Paulo para retratar um pouco da vivência entre jovens naturais da periferia, sua estética e costumes diários, além de celebrar a beleza cotidiana da vida negra em nosso país.



















IDEALIZADO POR ORIGINAL FAVELA E BR CRIA + FOTOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE POR ANDRÉ BORGES E QUELACRIOULA + DIREÇÃO CRIATIVA POR LETHYCIA + ESTILO POR ORIGINAL FAVELA + MODELOS BLADE, DXKKO, GUILHERME, DIEGO, LUCAS, VINICIUS, NAPA



60 visualizações0 comentário
bottom of page