top of page

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA VOLTAR À VIDA NORMAL?

O fim da pandemia no Brasil está próximo? O programa de vacinação está a avançar rapidamente em alguns estados brasileiros, algumas taxas de infecção estão a baixar, e, mesmo quando alguns políticos e os profissionais médicos encorajam a cautela, há razões legítimas para acreditar que o confinamento terminará em breve. E é isso que todos nós queremos, certo? Bem, não, não exatamente.







Para muitos jovens, o fim do confinamento traz mudanças tanto boas como más. O confinamento tem sido um tipo de suspensão da nossa realidade e, apesar do trabalho essencial, nenhuma esfera da vida cotidiana ficou intocada por estas medidas. Perdemos os pedaços de que gostávamos, mas isso também nos tirou algumas das coisas que odiamos.


Primeiro, vamos falar do dinheiro. As desigualdades na pandemia foram visivelmente escancaradas, mesmo não sendo atraídas através das faixas etárias, os jovens foram atingidos com especial intensidade ao longo do último ano. Muitos que sofreram uma perda de rendimentos, é muito mais provável que estejam a levar dívidas em vez de um pote de azeitona marcado com "Férias". Por mais tentador que seja imaginar a era pós-pandêmica como um rugido de uma nova era, um olhar sobre as vagas de bilhetes de festivais a serem comprados lembra-nos que a entrada no Verão de 2021 não é garantida para todos. E isso antes de se ter reajustado ao aumento do custo de vida da vida normal, coisas como a carne, energia e o gás.



Dados recentes mostraram que a taxa de desemprego entre jovens entre os 20 e 24 anos foi de 28,6% no último trimestre de 2019 e 35,2% no segundo trimestre de 2020. Para a faixa entre 25 e 29 anos, o porcentual foi de 25,5% para 33%. A pandemia dizimou as perspectivas económicas dos jovens, o número de 16-24 anos são os que não têm emprego, educação ou formação. Considerando o fato de estarmos quase de certeza a olhar para o barril de décadas de um governo conservador, que adora políticas concebidas para os jovens, e as perspectivas parecem ainda piores.


“Temos poucos programas gratuitos para jovens, seja de inserção no mercado de trabalho ou programas de educação, e quando temos, são muito poucos os que são divulgados na periferia.”, diz Pollyana, de 18 anos.


Mas pelo menos podemos ansiar pelo fim do distanciamento social, certo? Bem, até mesmo isso vem com as suas próprias complicações. Tornou-se comum ouvir as pessoas expressarem o medo de terem perdido a capacidade de socializar. Quando se trata de falar com as pessoas na vida real, estamos todos sem prática, e alguns estão preocupados que isto nos tenha tornado um pouco estranhos.


O vício, em geral, tem aumentado desde o início da pandemia, algo que muitas vezes ocorre em conjunto com problemas financeiros e stress. Sem surpresas, o consumo das "drogas de role", como o ecstasy e o md, tem diminuído. É descartável, mas bastantes pessoas com quem falei conseguiram moderar o seu consumo de álcool e drogas enquanto estavam presas no seu interior, se não cortando completamente ambas. Alguns deles estão preocupados que isso seja difícil de manter quando finalmente forem "libertados", particularmente porque existe uma pressão da sociedade para compensar o tempo perdido.


Viver num bom apartamento, ter um jardim, e poder trabalhar em casa são os tipos de coisas que fizeram uma diferença substancial no quão terrível tem sido o último ano. Mas mesmo assim, a grande maioria das pessoas tem levado vidas aborrecidas, repetitivas e sem glória. Isto não tem dado origem a uma utopia igualitária, mas para muitos tem proporcionado um alívio dos sentimentos de inadequação que surgem ao olhar para as fotografias das férias de outras pessoas e das viagens a restaurantes caros.



Nada disto é para dizer que não se deve sentir excitado com o fim desse bloqueio social; muitos aspectos do distanciamento foram grandes e, após dois anos terríveis, devemos levar o nosso otimismo onde pudermos; mesmo nos prazeres mais simples que nos têm sido negados há mais de um ano. Mas não devemos ser complacentes com o regresso a uma normalidade que era intolerável para tantas pessoas. E, mesmo que a década de 2021 seja mais turbulenta, essa completa agitação das nossas vidas é uma oportunidade para pensarmos no que queremos na vida futura, mesmo que algumas destas coisas acabem por estar fora do nosso controle.




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page